Wellington Gomes da Silva
Doutor em Composição pela Universidade Federal da Bahia (conclusão em 2001), onde também concluiu a Graduação em Composição e Regência, em 1985. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Bahia. Como compositor tem recebido vários prêmios e participado de diversos eventos e concertos dedicados à música contemporânea brasileira. Suas obras têm sido executadas por diversas orquestras e conjuntos no Brasil, Alemanha, Suiça, Polônia, Noruega, Dinamarca, França, Espanha, Itália, Costa Rica, Catar e Estados Unidos. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: composição, orquestração, bahia, música vocal, harmonia e arranjo.
Aspectos Pedagógicos e Metodológicos para o Ensino da Composição Musical no Nível Superior
Registrado e Certificado no CNPQ. Sem verba. Líder: Wellington Gomes da Silva.
Investigação dos aspectos pedagógicos e metodológicos para o ensino da Composição Musical em nível superior. O que nos interessa, em primeira instância, é a postura e o planejamento do professor diante das problemáticas surgidas num curso de Graduação em Composição envolvendo a compreensão do potencial e capacidade do aluno em seus diferentes níveis, bem como a filosofia e planejamento de conteúdo baseados nesses níveis. Para tanto, observaremos a progressão e interação entre vertentes estratégicas que podem auxiliar o professor na condução do ensino, assim como na compreensão do processo de aprendizagem do aluno, elencando as problemáticas musicais e ext ramusica is inerentes a um curso desta natureza. A pesquisa, ainda, faz uma íntima ligação com o campo da Orquestração Musical.