CREDENCIAMENTO - Resultado da avaliação do calendário 2023

É com imensa satisfação que anunciamos a conclusão da avaliação do credenciamento para atuar como docente no PPGMUS. Ao final do processo, dois candidatos reuniram as condições para se tornarem colaboradores no nosso programa, com atuação de destaque no âmbito acadêmico e artístico.

São eles:

Prof. Dr. Bruno Westerman (UEFS)

Doutor em Música (Educação Musical - 2017) e mestre em Música (Educação Musical - 2010) pela Universidade Federal da Bahia. Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). É Professor Adjunto do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) - Área de Música. Atualmente, desenvolve pesquisas dentro dos seguintes temas: Música e Cultura Digital, Música e Processos de Plataformização, Ensino de Música e Processos de Plataformização. É membro do Grupo de Estudos Contemporâneos em Música (UEFS), do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Musical (TEDUM/UFPB) e coordenador do projeto de pesquisa Investigações sobre Música e Plataformas Digitais no Brasil (CONSEPE 40/2021) e coordenador do Programa de Extensão em Violão e Cordas Dedilhadas da UEFS (CONSEPE 15/2019). Na graduação, atua como professor das disciplinas na área de Educação Musical, Práticas Pedagógicas Musicais, Estágio Supervisionado, Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação Musical, Música e Cultura Digital e Prática de Conjunto.

Prof. Dr. Luan Sodré (UEFS)

Músico, violonista, pesquisador e educador musical. É licenciado em Música pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, mestre e doutor em Educação Musical pelo Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição - PPGMUS/UFBA e aprendiz de capoeira na ACANNE - Associação de Capoeira Angola Navio Negreiro. É professor do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atuando no Curso de Licenciatura em Música, onde ministra componentes como Estágio Supervisionado, Práticas Pedagógicas Musicais, Educação Musical, Tecnologias do Espetáculo, Cadeia Produtiva da Música, Prática de Conjunto/Violão, Música e Pensamento Afrodiaspórico, Educação Musical e Pensamento Afrodiaspórico, além de orientação de TCC. No âmbito da pesquisa, lidera o Diáspora: Grupo de Estudos em práticas Musicais Afrodiaspóricas e seus Atravessamentos, onde, dentre outras ações, coordena o projeto de pesquisa "Educação Musical Afrodiaspórica: perspectivas e possibilidades a partir dos sambas do Recôncavo Baiano". É membro do projeto de pesquisa "Xisto Bahia, vida e obra: um novo olhar a partir das fontes documentais disponíveis", coordenado pelo Prof. Dr. Luciano Caroso (UEFS). Ainda no contexto da UEFS, coordena o Laboratório Experimental de Cordas Dedilhadas - LABECODE, ação de extensão voltada ao desenvolvimento técnico-artístico-instrumental dos estudantes. No contexto da educação básica, foi professor de música em escolas da rede privada de Salvador-Ba, da rede municipal de São Francisco do Conde-Ba e professor de Artes do Instituto Federal da Bahia (IFBA) - campus Eunápolis, o que lhe permitiu construir uma relação de interesse e proximidade com questões ligadas ao ensino de música na educação básica. Sua experiência docente também é composta por aulas particulares de violão, atuação em escolas especializadas de música e projetos sociais. Foi colaborador do Ponto de Cultura Voa Voa Maria em Matarandiba-Ba, contribuindo com questões ligadas a música, educação musical e cultura. Integrou a gestão 2017-2020 do Fórum Latino-Americano de Educação Musical seção Brasil, como representante do estado da Bahia. Tem experiência na área de música, com ênfase em Educação Musical e têm se debruçado em temas ligados a: Ensino e aprendizagem de música; Música, cultura e sociedade; Formação de professores de música; Música e pensamento afrodiaspórco. Enquanto músico e produtor, além de dirigir e integrar o Luan Sodré Trio, integrou a Orquestra de Violões da UFBA. Dentre outros trabalhos, em 2018, fez direção musical e gravou violões e cavaquinhos do disco Voa Voa Maria – O samba de Matarandiba. Em 2019, estreou o show "Afrodiaspórico", onde além de atuar como instrumentista, também assina a direção musical, direção e produção artística. Em 2021 lançou o seu primeiro álbum como artista independente, o Afrodiaspórico do Luan Sodré Trio. Com o Luan Sodré Trio, desde criação do grupo em dezembro de 2019, o show Afrodiaspórico já passou pelo palco do Teatro Gamboa Nova, do HiddenSSA, da Varanda do SESI, do projeto Gamboa Online, do Solar Music Festival, do SESC Feira de Santana. Em 2022, com o apoio da Fundação Gregório de Matos e parceria com a Editora Diálogos Insubmissos, publicou, junto ao compositor Vinicius Amaro, o songbook Afrodiaspórico, disponível para download em www.luansodre.com . Ainda em 2022, em parceria com a Série Pesquisa em Música da ANPPOM, o Coletivo Mwanamuziki e a Editora Diálogos Insubmissos, organizou, junto a Profa. Dra. Eurides Santos e o Prof. Dr. Marcos Santos, o livro Música e Pensamento Afrodiaspórico, disponível para download na página da ANPPOM.