DIÁLOGOS NO PPGMUS: Encontro com Pesquisadores de Portugal
DIÁLOGOS NO PPGMUSEncontro com Pesquisadores de Portugal:Centros de Estudos em Música e Projetos de Pesquisa e Artísticos: Relações com o Brasil
O “Encontro com Pesquisadores Portugueses” tem como objeto de trabalho o diálogo sobre o CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Universidades de Évora, EU, e Universidade Nova de Lisboa, UNL), o NIEM - Núcleo de Investigação em Estudos Musicais (Instituto Piaget, Viseu) e seus projetos de pesquisa e/ou artísticos que abordam temas relacionados ao Brasil. O diálogo será entre três pesquisadores de Portugal e pesquisadores e estudantes do PPGMUS/UFBA (Programa de Pós-Graduação em Música). Os pesquisadores de Portugal são David Cranmer (UNL), Eduardo Lopes (EU) e Alexandre Andrade (Instituto Piaget). O evento é aberto à comunidade soteropolitana e tem por objetivos:
- Atualizar os integrantes do PPGMUS sobre as atividades de pesquisa do CESEM e do Núcleo de Investigação em Estudos Musicais;
- Fortalecer o convênio do PPGMUS com o Instituto Piaget, Viseu;
- Ampliar as relações do PPGMUS com as universidades portuguesas;
- Ampliar a atividade de internacionalização do PPGMUS Portugal;
David Cranmer é professor de musicologia da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e coordenador da linha de pesquisa "Estudos luso-brasileiros" do Departamento de Ciências Musicais. Trabalha ainda nas linhas de “Estudos de Ópera” e “Música no Período Moderno”.
Radicado em Portugal desde 1981, o musicólogo e organista britânico, David Cranmer, é docente da FCSH, Universidade Nova de Lisboa, onde leciona no Departamento de Ciências Musicais. É doutorado da Universidade de Londres (1997) e membro integrado do CESEM, onde coordena o grupo de pesquisa “Música no Período Moderno” e a linha temática “Estudos Luso-Brasileiros”. É igualmente investigador responsável pelo projeto Marcos Portugal, assim como pelo Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira. Nos últimos anos tem-se dedicado sobretudo a investigações sobre aspetos da ópera e música teatral em Portugal e no Brasil, nos séculos XVIII e XIX. Outras áreas de investigação incluem a música nas relações culturais anglo-portugueses, e a vida e obra de Camille Saint-Saëns. É coautor (com Manuel Carlos de Brito) de Crónicas da vida musical portuguesa na primeira metade do século XIX (1990) e (com Clement Laroy) de Musical openings (1992), autor de Laudate Domino: introdução à música sacra (2009) e de Música no D. Maria II: catálogo da coleção de partituras (2015), e editor de Mozart, Marcos Portugal e o seu tempo (2010), de David Perez: Variazioni per mandolino (edição fac-similada com introdução, 2011) e de Marcos Portugal: uma reavaliação (2012). É autor igualmente de várias dezenas de capítulos em livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Atuou como orador convidado em eventos científicos em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Áustria, Itália e no Brasil. Em Lisboa, é organista da Igreja Anglicana de Saint George desde 1982, tendo atuado igualmente em recitais de órgão em Portugal, França, Inglaterra e no Brasil. De 2011 a 2014 participou regularmente nos concertos do conjunto “Academia dos Renascidos”, um grupo que se dedica especialmente à recuperação dos repertórios menos conhecidos portugueses e brasileiros. De 1997 a 2001 foi Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Mafra. http://cesem.fcsh.unl.
pt/pessoa/david-cranmer/
Eduardo Lopes é percussionista, professor e diretor do Doutorado em Música da Universidade de Évora (UE), onde coordena também o CESEM-Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, do polo de Évora.
Título de Agregado em Música e Musicologia - Universidade de Évora (2015). PhD in Musicology - University of Southampton (2003). Efectuou estudos de bateria jazz e percussão clássica no Conservatório Superior de Roterdão (Holanda). É Bacharel pela Berklee College of Music (EUA) em Performance e Composição com a mais alta distinção (Summa Cum Laude). Realizou Pós-doutoramento no Instituto Superior Técnico (Lisboa), investigando a problemática da formalização do ritmo musical. Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios e bolsas de estudo nacionais e internacionais, como por exemplo: Ministério da Cultura - Portugal; Berklee Achievement Scholarship; Berklee International Grant; Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento; Fundação para a Ciência e Tecnologia. É autor de vários artigos e textos sobre a problemática da interpretação musical, teoria da música e ritmo, jazz e ensino de música. Na área do ritmo musical, foi convidado pelas mais relevantes instituições internacionais de ensino para palestras e workshops, das quais se destacam: UC-Berkeley (USA); California Jazz Conservatory (USA); St. Mary's College of California (USA); University of Cambridgde (UK); University College of London (UK); Perth College of Music (Scotland); Universidade de Malaga (Espanha). É convidado regularmente como avaliador independente da European Research Council (União Europeia) para painéis de avaliação de financiamento de projetos de pesquisa internacionais das ações Marie-Curie da área das Ciências Sociais/Humanidades/Artes (total de orçamento do ERC, 1,6 biliões de euros para 2016). Tem apresentações musicais com as mais variadas formações, bem como participações em vários CDs. A nível internacional, tem regularmente apresentações com músicos de renome como: Mike Mainieri; Myra Melford; Susan Muscarella; Dave Samuels, Bruce Saunders, Kevin Robb e Phil Wilson. Lecionou na Universidade de Southampton e na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Ao momento lecciona na Universidade de Évora, onde participou na criação dos programas de Mestrado em Música, Mestrado em Ensino de Música, e Doutoramento em Música e Musicologia, tendo orientado alunos de seis diferentes nacionalidades. Foi membro eleito do Conselho Geral, membro da comissão de curso do Doutoramento em Música e Musicologia, e diretor do departamento de música da Universidade de Évora. De Setembro de 2016 a Outubro de 2017 foi Professor Visitante Estrangeiro (equiparado a Professor Titular) na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Ao momento é director do doutoramento em Música e Musicologia da Universidade de Évora - Portugal, e coordenador do CESEM-Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, do pólo na Universidade de Évora. https://www.escavador.
com/sobre/11337965/eduardo- jose-tavares-lopes
Alexandre Andrade é Professor Auxiliar do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (I.S.E.I.T.) do Instituto Piaget, Viseu, onde coordena o Núcleo de Investigação em Estudos Musicais e o Mestrado em Música. Também é professor de flauta no Conservatório de Música da Jobra. (O I.S.E.I.T. tem parceria firmada com o PPGMUS)
É Doutor em Música (Flauta Transversal) pela Universidade de Aveiro (Departamento de Comunicação e Arte) em 2005. Iniciou seus estudos no instrumento com o professor Mauricio Dias Noites, na Academia de Música de Santa Maria da Feira. Tendo ainda estudado com Olavo Barros, Jorge Caryebsky, Jorge Castro Correia, Pedro Couto Soares, Elish Osullivan e Rachel Browm. É licenciado em Ensino de Música (Flauta transversal) pela Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte, e Mestre (Master of Arts in Music Performance) pela Waterford Institute of Technology Irlanda. A sua actividade como intérprete reparte-se entre apresentações a solo e em diversas formações de câmara Waterford Chamber Orchestra, Orquestra de Câmara Piaget Viseu e Grupo de Música Antiga Goliardo D´El Rey. Utilizando um repertório vasto cronologicamente, destaca-se uma especial incidência na Música Portuguesa dos séc. XVIII e XIX para flauta.É director artístico, instrumentista e fundador da Orquestra de Câmara Piaget, desde 2005, desenvolvendo um trabalho centrado no repertório dos séc. XVIII e XIX, dos principais compositores europeus, e nomeadamente nacionais. É Professor Auxiliar do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Viseu. E, coordena o Núcleo de Investigação em Estudos Musicais do Instituto Piaget. Participa de Grupo de pesquisa no Brasil denominado Metodologia e Concepção Social no Ensino Coletivo Instrumental, na Universidade Federal de Alagoas.https://www.escavador.
com/sobre/411707/alexandre- alberto-silva-andrade