Diana Santiago da Fonseca
Diana Santiago é docente permanente no Programa de Pós-graduação em Música da UFBA na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, no qual atuou como coordenadora em três gestões (2004-2006; 2012-2016), docente do Curso de Especialização em Teoria Analítica de Carl Gustav Jung do IHAC-UFBA e docente convidada no Instituto Junguiano da Bahia. Professora Associada PROPAP da UFBA, criou e lidera desde 1995 o Núcleo de Pesquisa em Performance Musical e Psicologia da mesma universidade. Graduada em Piano (UFBA, bolsas PIBIC CNPq), Mestre em Música (Eastman School of Music, bolsa CAPES), Doutora em Música (UFBA), tendo realizado pós-doutorado no Royal College of Music de Londres (bolsa CAPES, 2015). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) desde 2003, assumiu ao longo de sua carreira cargos de diretoria na Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM), Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) e Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Exerceu a função de Vice-coordenadora da Câmara Básica de Linguagens e Artes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB de 2015 a 2017.Publica ativamente na área, atuando ainda em conselhos editoriais de diversos periódicos brasileiros e como consultora Ad-hoc da CAPES e do CNPq. Tem experiência na área de Artes/Música, com ênfase em Execução Musical e Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da música, cognição musical, performance musical, piano, currículo em música e desenvolvimento musical humano.