Festival de Precurssão 2 de Julho

FESTIVAL DE PERCUSSÃO 2 DE JULHO 
17 a 22 de JULHO de 2017 - ENTRADA FRANCA
COORDENADOR – PROFESSOR JORGE SACRAMENTO
VICE-COORDENADOR – AQUIM SACRAMENTO
 
O Festival de Percussão 2 de Julho é uma atividade de extensão do Núcleo de Percussão da UFBA que tem como principais atividades seminários, palestras, fóruns de discussão, oficinas e concertos de solistas e de grupos de percussão. É um projeto referência na área de percussão no Brasil, pois coloca em perspectiva a possibilidade de um diálogo efervescente entre o mundo da percussão erudita contemporânea, a riqueza de nossas tradições afro-brasileiras e a leveza da música popular.
A denominação do evento é uma homenagem à emancipação do estado da Bahia e, também, por ser esta a data de aniversário da Universidade Federal da Bahia - dois acontecimentos de relevância para o país. 
No ano de 2003, aconteceu a primeira edição do festival. No decorrer das edições seguintes, o que iniciou apenas como uma atividade complementar tomou uma proporção muito maior e transformou-se em um dos mais importantes eventos de percussão da Bahia e do Brasil. Atualmente, o evento traz à Bahia percussionistas (professores e/ou performers) de vários países; além de estudantes e grupos de percussão de universidades e conservatórios de música de diversos estados brasileiros. Em 2017 teremos diversas atrações nacionais e internacionais: Duo Sacramento, Grupo de Percussão da UFBA, grupo de Percussão da UFPE, MarimGinká, Multifaces, TACAP Percussion Amazon, Grupo de percussão do estado do Pará, Duo Quiendá, Duo Repercuti de Pernambuco, trio Andurá, Scoty Horey. Andy Harnsberger, Fernando Rocha, 
entre muitos outros.