Profª Ilza Nogueira entrevista Prof. Dr. Paulo Costa Lima

PROFª ILZA NOGUEIRA ENTREVISTA PROF. DR. PAULO COSTA LIMA

A pedagogia da teoria e da análise musical
"Uma pedagogia do desejo sempre terá ouvidos para auscultar os envolvidos. O cultivo de uma atitude um tanto ativista, de um movimento na direção do ‘fazer juntos’ – sempre me pareceu a melhor forma de garantir autenticidade e envolvimento dos alunos. Portanto, não se trata de apresentar teorias e correntes analíticas como condições prévias – e sim, de cultivar ideias que exijam a presença desses campos" (Trecho extraído da entrevista. In: TeMA informativo, ano 1, n. 2, 2017, p. 7. Disponível em: Link

O Boletim da TeMA,  da Associação Brasileira de teoria e Análise Musical traz uma longa entrevista com Paulo Costa Lima, concedida à Prof. Ilza Nogueira, sendo considerada bastante representativa dos modos de pensar construídos, tomando as sementes plantadas na Bahia, sobre a relação entre análise e composição. Paulo Lima é Professor Titular de Composição da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Ocupante da cadeira 21 da Academia Brasileira de Música (2014), da Academia de Letras da Bahia (2009). Membro-Fundador da Academia de Ciências da Bahia (2011). Registra 20 prêmios e comissionamentos. Autor de 7 livros sobre teorias da composição (da criação ao ensino).  Atualmente exerce o cargo de Assessor Especial do Reitor da UFBA (2014-2018).
Vale a pena conferir